OxidoNitroso (1)

A FACOP/Piratininga recebeu, nesta sexta-feira e sábado, dias 06 e 07 de maio respectivamente, o Drº Dr. César Rios de Almeida, CRO SP-20325, coordenador do curso de Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso, para a apresentação da máquina de óxido nitroso, cujo intuito é sedar o paciente durante a realização de procedimentos médicos e odontológicos.

Na sexta-feira, junto ao Drº César, a faculdade recebeu também o Drº Artur José Rocha Lima, CRM/UF: 59686/SP, cirurgião vascular atuante em Bauru desde 1992, para a aplicação da sedação consciente.

Drº Artur deitou-se na maca para receber a aplicação, assim como os alunos da FACOP, e logo depois, nos presenteou com uma entrevista sobre a sua experiência enquanto médico de cirurgia vascular com a aplicação da sedação consciente. Acompanhe:

FACOP/Piratininga: O que o senhor poderia nos dizer quanto à sedação consciente com óxido nitroso?

Drº Artur: A sedação consciente é uma ferramenta extremamente importante pra gente conseguir dar muito mais conforto pro paciente. Por se tratar de uma técnica antiga, que conhecemos todas as interações, a parte fisiológica, farmacológica, então é uma técnica que sugere muita segurança. Na minha área temos usado bastante na cirurgia vascular, principalmente na parte de cirurgia venosa, nos procedimentos venosos, porque ao utilizar muito lazer, o lazer transdérmico, aquelas aplicações cujo nome técnico é escleroterapia química, que permite que você utilize a glicose hipertônica, a espuma através do polidocanol, que são medicamentos utilizados para fazer a esclerose e fazer a secagem de vasinhos. Por se tratar de uma seringa com agulha, algumas pessoas mais sensíveis sentem dor. Por isso, o óxido nitroso e a sedação consciente vem para tentar minimizar essa dor dando mais conforto e podendo abranger áreas maiores. Em vez de você fazer um tratamento de 10 ou 15 minutos, você poderá fazer um tratamento de 30 minutos até 1 hora, o que chamamos de tratamento de escleroterapia ampliada. Então muitos mais vasos serão tratados, conseguindo abranger microvarizes um pouco maiores do que aquelas que você só trataria com a aplicação convencional, através do lazer e desse recurso da sedação consciente. Então a sedação consciente é um instrumento de trabalho hoje em dia muito importante, está sendo cada vez mais difundida entre os médicos da área vascular e também posso até dizer que os dermatologistas, aquelas áreas que mexem com estética dentro da medicina também já estão adotando.

FACOP/Piratininga: Em relação às questões médicas, o Drº colocaria em prática a sedação consciente enquanto profissional da medicina e da cirurgia vascular?

Drº Artur: Totalmente! Eu já até tenho o aparelho, fiz o curso aqui na FACOP no ano passado, tenho o aparelho, vim aqui para conversar com o Drº César a respeito disso, dos detalhes, mas sou totalmente a favor, o aparelho já está até instalado na minha clínica, com os gases, então sou totalmente a favor, porque realmente é um instrumento que está sendo cada vez mais utilizado, inclusive pelos profissionais da medicina e quanto a isso temos até fóruns de discussão sobre isso, sobre quanto tempo os profissionais utilizaram, qual foi a reação dos pacientes, mas que é uma técnica já consolidada, com certeza. Agradeço a oportunidade da FACOP de poder falar sobre isso. E para dar um testemunho da qualidade e da rapidez da sedação, eu acabei de fazer como aluno aqui na FACOP, a sedação, não faz nem 5 minutos que eu fiz e já estou aqui, conversando com você. Então pra dar a certeza de que, realmente, é um procedimento bem seguro.

Tranquilo e seguro quanto ao procedimento realizado, Drº Artur permitiu que a entrevista acontecesse logo após a aplicação da sedação. Durante a aplicação da sedação, o Drº, enquanto paciente, permaneceu acordado e responsivo, com a única alteração do seu limite de dor, permanecendo, portanto, consciente durante todo o processo da aplicação.

A FACOP/Piratininga já disponibiliza o curso e o direciona não somente aos profissionais da Odontologia como, também, a todos os profissionais da Medicina que queiram aprender a especificidade da técnica

Sedação Consciente com Óxido Nitroso e sua utilização em procedimentos médicos e odontológicos para que o seu aproveitamento aconteça em pacientes que necessitem de atendimento durante tratamentos e/ou cirurgias.

Para saber mais sobre o curso de Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso, clique aqui.