Profa. Dra. Melissa Thiemi Kato conquista a tão esperada concessão de patente

A Dra. Melissa Thiemi Kato, coordenadora adjunta do curso de graduação em Odontologia, da FACOP/Piratininga, é graduada em Odonto, especializada...

Compartilhe:

A Dra. Melissa Thiemi Kato, coordenadora adjunta do curso de graduação em Odontologia, da FACOP/Piratininga, é graduada em Odonto, especializada em Odontologia em Saúde Coletiva pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, mestre em Odontologia em Saúde Coletiva, doutora e pós-doutora três vezes em Ciências Odontológicas Aplicadas na área de Biologia Oral, todos completados através da FOB/USP.

Também foi estagiária na Universidade de Zürich, na Suíça, na Universidade de Oulu, na Finlândia e na Universidade de Toronto, no Canadá. Mãe, esposa, professora universitária, Dra. Thiemi decidiu entregar sua vida à Odontologia, à ciência e aos cuidados humanos quando optou por trabalhar diretamente com pessoas e seus problemas bucais.

Costuma dizer que sua paixão pela Odontologia começou quando visitou o dentista pela primeira vez, para o seu primeiro tratamento odontológico. Suas primeiras experiências com o mundo científico da odontologia, após se formar, foi quando tudo começou no laboratório de anatomia, quando conseguiu sua primeira bolsa de iniciação científica em Anatomia, nas suas primeiras férias de julho e depois migrou para Prótese, junto ao Departamento de Reabilitação.

Desenvolveu o estudo piloto da sua dissertação de mestrado na Universidade de Zurich, na Suíça, na área de Cariologia e Odontologia Preventiva, o que é a sua área de atuação como linha de pesquisa até hoje. “A pesquisa me trouxe uma visão do mundo científico, da tecnologia, do empreendimento e ter contato no atendimento do serviço público me levou à experiência profissional clínica, que exige um atendimento humanizado para a resolução do seu problema imediato.”.

Considera a função de coordenadora do curso de graduação em Odontologia muito desafiadora, porque como esteve sempre frente à pesquisa, não esperava ponderar parte do seu cotidiano explorar a gestão acadêmica, o que tem considerado muito instigante, já que o curso de Odonto, na FACOP/Piratininga, vivencia a metodologia ativa em seu cotidiano de ensino.

Profa. Thiemi, como é conhecida nas dependências da faculdade, também trabalha na rede pública, no setor de emergência em Bauru e participa do atendimento de inúmeros casos, entre eles os desafiadores, o que passou a ser o seu foco enquanto coordenadora adjunta do curso de graduação, trazer para a Odontologia o contato direto com o paciente diante do inusitado.

Espera devolver para sociedade todo esforço que foi depositado na formação: seu maior sonho é colocar em prática a aplicação clínica, tanto no individual, quanto em odontologia social e preventiva. Espera que o aluno absorva essa humanização e que também a devolva à sociedade em forma de gratidão.

E nesta última semana do mês de maio recebeu a notícia da conquista de concessão de sua patente, após 12 anos de espera:

“É com muito alegria que compartilho com vocês essa conquista! Foram 12 anos aguardando a concessão de patente, fruto do meu doutorado! Agradeço a confiança depositada em mim, pelo Dr. @⁨Rafael Pinelli⁩, pois quando entrei no time FACOP, eu requisitei parte da minha jornada para dedicação ao meu terceiro pós doutorado. Sem essa oportunidade, não teria conseguido trazer o auxílio CNPq Universal, pois a sede da pesquisa foi concedida para a FACOP. O pedido da patente foi indeferido há 2 anos, mas recorremos e conseguimos apresentar pedido de reconsideração. Finalmente, a patente foi concedida! Obrigada por todos aqueles que diretamente ou indiretamente participaram dessa conquista! Gratidão!”

Acompanhe, agora, o nosso bate-papo e descubra um pouquinho mais sobre a conquista dessa grande profissional que a FACOP/Piratininga tem a honra de manter como parte itinerante da sua equipe.
FACOP/Piratininga: Profa. Thiemi, temos acompanhado as suas conquistas acadêmicas, a sua diplomação com as pós-graduações e agora a tão esperada concessão de patente. Como foi trabalhar durante todos esses anos de pesquisa, e os anos de coordenação adjunta que você oferta à FACOP, o desenvolvimento da sua área de atuação na Odontologia junto às pesquisas às quais você dedicou boa parte da sua vida?
FACOP/Piratininga: Como foi receber essa notícia, agora nesta semana, após esses 12 longos anos de espera?
FACOP/Piratininga: Com quais fatores você poderá colaborar a partir de agora, após a concessão da sua patente, como professora e coordenadora adjunta da graduação?
FACOP/Piratininga: Temos conhecimento de que a concessão de patente é um título realmente burocrático e que pode demorar anos para outorgar. Como foi viver essa espera?
FACOP/Piratininga: Sua pesquisa, que é considerada inovadora e modelo de utilidade, você também pretende utilizá-la como fonte de desenvolvimento social?
WhatsApp