Apesar da grande semelhança de palavras, Especialista e Especialização não são necessariamente a mesma coisa. Saber a diferença pode ser fundamental para escolher o seu curso com segurança.
Nem todo especialista necessariamente fez especialização, mas toda pessoa que fez especialização é um especialista. Especialista é um termo abrangente que pode dizer respeito a qualquer pessoa que busque algum tipo de conhecimento para além do básico de sua profissão, enquanto especialização é um termo específico, dizendo respeito a um ramo do ensino de pós-graduação no Brasil. Especialistas podem ser todos aqueles que fazem cursos de especialização, mestrado acadêmico ou profissionalizante, doutorado e cursos de atualização em geral.
De acordo com Dicionário Michaelis, Especialista é o indivíduo que se dedica com grande interesse e profundidade a determinado campo do saber e/ou a determinada ocupação, profissão etc. Pessoa que possui conhecimento ou prática especial em determinado assunto; conhecedor, perito, profissional. Já Especialização é um grau acadêmico de pós-graduação lato sensu que, no Brasil, deve ter a duração mínima de 360 horas. Tem como pré-requisito básico a conclusão de um curso superior e, em termos de continuidade, não é pré-requisito para o acesso ao doutorado, exceptuando-se programas de doutorado exigem que se agregue a experiência profissional.
Bons estudos!
Fonte: Dicionário Michaelis , Guia do Estudante , Wikipedia